ACCS - Associação Catarinense de Criadores de Suínos

Notícias


Emoção marca evento comemorativo aos 60 anos da ACCS

Entidade completou seis décadas de trabalho em prol da suinocultura

30/07/2019 às 15h07
Atualizada em 28/08/2019 - 08h44


A ACCS preparou uma noite de gala no último sábado, dia 27, para comemorar os 60 anos de lutas e conquistas da entidade. O evento realizado no Clube 29 de Julho, o mais tradicional de Concórdia, reuniu suinocultores que integram a atual diretoria, lideranças políticas, colaboradores, além de outras lideranças empresariais de vários setores. “Foi uma noite memorável poder comemorar os 60 anos dessa entidade, que atravessou décadas vencendo desafios. Precisamos relembrar todo o esforço feito pelos fundadores desta entidade, que hoje é uma das mais fortes e bem organizadas do Brasil”, ressalta o presidente da ACCS, Losivanio Luiz de Lorenzi.
 
O evento iniciou com a apresentação do jingle comemorativo da ACCS – que é uma homenagem aos mais de 8 mil suinocultores de Santa Catarina. No decorrer do evento, o público apreciou o novo vídeo institucional da Associação, que faz um resgate do desenvolvimento da suinocultura no Brasil e relembra o pioneirismo da ACCS no setor.
 
Após a explanação das autoridades que compuseram a mesa oficial, foram feitas homenagens para personalidades fundamentais nas últimas seis décadas para tornar a suinocultura brasileira nesta referência mundial.
 
O QUE FALAM DA ACCS
 
Rogério Pacheco, prefeito de Concórdia
 
“Foi um prazer poder comemorar os 60 anos da ACCS, essa entidade tão importante e que sempre teve o papel de defender os nossos suinocultores e melhorar a qualidade genética dos animais e a vida dos nossos produtores”, destaca o prefeito de Concórdia, Rogério Pacheco.


 
Neodi Saretta, deputado estadual
 
Para o deputado estadual Neodi Saretta, “a ACCS foi relevante para a consolidação da suinocultura brasileira”. Ele ainda lembra que é através do pioneirismo que a Associação sediada em Concórdia é reconhecida mundialmente.


 
Altair Silva, deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar da Suinocultura
 
Em nome da Alesc e da Frente Parlamentar da Suinocultura, o deputado estadual Altair Silva enfatiza que Concórdia é reconhecida como o berço da suinocultura e que o desenvolvimento genético da suinocultura nacional teve a participação efetiva da ACCS. “Meus parabéns à atual diretoria e a todos que estiveram à frente da entidade. Todos foram fundamentais para aprimorar o associativismo e potencializar a atividade suinícola”.

 
Luciane de Cássia Surdi, presidente da Cidasc
 
Representando o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, a presidente da Cidasc, Luciane de Cássia Surdi, parabenizou os 60 anos da ACCS e enalteceu a importância do trabalho em conjunto para assegurar a sanidade do Estado. “A ACCS é uma grande parceira para que possamos cuidar do nosso status sanitário e consequentemente o progresso da nossa produção”.

 
Dra. Janice Reis Ciacci Zanella, chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves
 
Há 44 anos sediada em Concórdia, a Embrapa Suínos e Aves é parceira da ACCS desde os primórdios. “Nós ficamos felizes em celebrar os 60 anos da ACCS e poder receber uma homenagem durante o evento. Esse é o reconhecimento dos trabalhos em conjunto em prol dos produtores e dos avanços que promovemos à suinocultura brasileira. Agradecemos a ACCS pela homenagem que será levada aos nossos colegas”, diz a chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves, Dra. Janice Reis Ciacci Zanella.


Gilmar Zanluchi, superintendente do Senar-SC
 
Representando o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, o superintendente do Senar-SC, Gilmar Zanluchi, destaca a brilhante condução da atual diretoria da ACCS nos últimos anos, em especial na gestão do atual presidente, Losivanio Luiz de Lorenzi. “O Losivanio sempre está na vanguarda das reivindicações do setor. Esse trabalho é muito importante para que o suinocultor possa trabalhar com tranquilidade dentro das granjas, já que existe uma liderança lutando pelos direitos desta classe”.

 
HOMENAGEADOS DA ACCS
 
Dr. Paulo Tramontini

 

Infelizmente o Dr. Paulo não pode comparecer por questões de saúde, mas seu irmão, Jorge Tramontini esteve presente na cerimônia para representá-lo.
 
É impossível mensurar a importância do trabalho do Dr. Paulo para a ACCS e para a suinocultura catarinense.
 
Entrou para a história da ACCS como o Presidente que esteve frente à entidade por mais tempo, foram 12 mandatos que ao todo resultaram em 24 anos de dedicação e amor à suinocultura.
 
Durante seus mandatos, foram realizadas muitas ações com resultados que entraram para a história da suinocultura:
 
- Construção da sede própria da ACCS em 1974;
 
- Na década de 70: Instalação das ETRs e da primeira central de sêmen suíno do Brasil, que fez com que SC saltasse de 8% para mais 60% da produção de material genético brasileiro, em questão de 4 a 5 anos;
 
- Importação de suínos que também foi fundamental para a evolução da genética no Brasil;
 
- Em abril de 1974 reivindicou ao então Ministro da Agricultura Alisson Paulinelli a instalação da sede da Embrapa Suínos em Concórdia;
 
- Em 2002 iniciou ações de marketing da carne suína que dobraram o consumo de 7 para 13kg.
 
Sr. José Vicente Ugolini


Durante 39 anos e 9 meses executou as suas funções como diretor administrativo e financeiro de forma exemplar. Nosso Amigo Ugolini passou por muitas fases da ACCS. Organização, mudanças, ajustes, mudanças, reconhecimento, dificuldades financeiras, mais mudanças e desafios novos a cada ano até que a estabilidade fosse atingida.
 
Sua contribuição, dedicação, amor e respeito pela ACCS fizeram a diferença e hoje é esta entidade forte graças à sua contribuição.
 
Dr. Gilberto Ivan Provenzano
 
Aquela figura que não passa despercebido. Sempre com um bom humor que contagia. Amigo de todos e que deixou um legado na ACCS e para a suinocultura.
 
Contribuiu de forma direta para o melhoramento genético do rebanho suíno, pois executou suas atividades nas antigas ETRs (Estação de Treinamento de Reprodutores Suínos). Em 1976 estava presente nos trabalhos da primeira central de sêmen suíno do Brasil, a Central da ACCS e concluiu suas atividades com as granjas de material genético de Santa Catarina, como superintendente do Registro Genealógico de Santa Catarina.
 
Sr. Adir Engel


Uma pessoa que está sempre disposta a fazer o melhor. Há mais de 20 anos é presidente da Regional Sul de Suinocultores em Braço do Norte. Participa ativamente na atividade suinícola, inclusive avaliando semanalmente o comportamento de preços do mercado e enviando para as rádios da região, nos programas de agronegócio.
 
Sr. Clair Antonio Lusa – Granja Suruvi


Sua história de vida é sempre motivo de muita emoção. Pelo amor que tem pela atividade e por fazer dela a sua marca, a sua referência. Ele é o proprietário granja que há mais anos está registrada na ACCS, são 58 anos.
 
Sr. Clair herdou o amor e a marca da Granja Suruvi do seu pai, Sr. Arlindo Félix Lusa e de forma incansável, luta diariamente para manter viva a tradição de ter uma genética própria e ser um produtor de material genético.
 
Sr. Oraldi Martelli – Granja Bagdá


A Granja Bagdá que o iniciou suas atividades com a administração da família Marchetti e que há muitos anos é conduzida pelo Sr. Oraldi Martelli fez história na atividade por ter sua genética própria e também por sempre estar presente e ganhar prêmios nas principais feiras e exposições do agronegócio.
 
Sua história na ACCS é registrada e vinculada há 49 anos. Hoje também é multiplicador dos animais da genética da Embrapa, mas ainda mantém a genética própria. “Eu gostaria de agradecer a ACCS pela lembrança em seu aniversário de 60 anos. Foi um momento muito emocionante relembrar todos os anos de dedicação da Granja Bagdá, sempre com o apoio da Associação”, diz Martelli.
 
Embrapa Suínos e Aves


Através da iniciativa da ACCS, em 1974, e contando com o envolvimento das agroindústrias, do governo do estado e das lideranças políticas da época, inclusive do deputado estadual e secretário da agricultura de SC, Sr. Victor Fontana, chegaria a vez da suinocultura, que já se destacava como uma das principais atividades agropecuárias brasileiras, ter um centro de pesquisa dedicado ao setor.
 
Sua fundação ocorreu no dia 13.06.1975 e o Centro foi tido como uma das maiores conquistas catarinenses em favor da agropecuária, uma vez que significaria a consolidação definitiva do Estado como centro de melhoramento genético de suínos, tendo atuação decisiva também no setor sanitário e ambiental.
 
A partir de 1978 o Centro passa a incorporar também as pesquisas na área da avicultura.

São 44 anos de história, baseados no desenvolvimento científico, tecnológico e genético, feito com muita responsabilidade, e que contribuiu muito para que hoje tivéssemos um produto que é reconhecido mundialmente.
 
Sr. Losivanio Luiz de Lorenzi


No decorrer dos seus 60 anos a ACCS precisou passar por várias mudanças para poder se moldar às novas demandas e manter a sua referência como a entidade mais representativa do setor.
 
No dia 23 de julho de 2010 Losivanio assumiu a presidência da ACCS com o objetivo de colocar novamente a ACCS em evidência e hoje podemos dizer que seus planos deram certo. Além do profissionalismo, é uma pessoa humilde, que respeita o próximo e que sempre procura ver ‘além da montanha’, como ele mesmo diz.
 
Está à frente da entidade há 9 anos e para chegar onde está teve que trabalhar de forma incansável e nunca mediu esforços para atender a todos, porque seu objetivo de vida é fazer mais e melhor a cada dia.
 
Nele encontramos um gestor visionário, um colega de trabalho, um amigo sempre pronto e que mesmo com a loucura que é o seu dia a dia não esquece que a sua base é a família.

Fonte: Tiago Rafael/ACCS



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR


* Fique tranquilo que ele não será exibido junto ao comentário.







Veja Também









Parceiros

MAGNANI - IMPLEMENTOS PARA SUINOCULTURA
49 3452 2266
Sky Sollaris
(49) 3442-0072
(49) 99912-8000
AGROCOASC
(49) 3442-6158
EQUITTEC
(54) 3442-5666
SICOOB CREDIAUC
49 34411300
TOPGEN
(43) 3535-1432
COASC
49 3442 6158
49 8835 0275
Núttria Nutrição Animal
(17) 3520-0800
PROTEC SAÚDE ANIMAL
(54) 98111-7825
(54) 99967-6510
G&S AGRO INFORMÁTICA
49 3566-4381

Newsletter

Fique por dentro das novidades.

Novidades no Whatsapp