ACCS - Associação Catarinense de Criadores de Suínos

Notícias


Suinocultor deve aproveitar o bom momento externo, mas investir pensando no mercado interno

Tema foi abordado no Brasil Pork Event

19/09/2019 às 11h20
Atualizada em 19/09/2019 - 11h26


"Nossa cadeia de suínos produz com qualidade e competitividade, mas precisa, com urgência, implementar estratégias eficientes para transformar estas vantagens competitivas em ganhos de mercado. Experiências bem sucedidas em outros países comprovam que precisamos nos organizar e investir concretamente, para assegurar um consumo crescente e constante, que não dependa de imprevistos ou episódios sanitários como os vividos atualmente pela China e outros países".
 
Este, segundo o Diretor-Presidente da Topigs Norsvin do Brasil,  André Costa, foi o consenso a que chegaram 350 pesquisadores, técnicos, dirigentes de entidades do setor e suinocultores, reunidos em Foz do Iguaçu, durante a terceira edição do Brasil Pork Event.
 
Segundo ele, "assim como a Rússia desenvolveu sua própria estrutura produtiva, a China, mais cedo ou mais tarde, estará recompondo seus planteis e reduzindo a atual demanda. Precisamos sim, aproveitar as oportunidades externas, mas o grande potencial  de crescimento está no mercado interno", observa.
 
Potencial de expansão
 
Ainda de acordo com André Costa, os 210 milhões de brasileiros consomem em média, apenas 16 quilos de carne suína por ano, volume muito inferior à média da grande maioria dos países. "Com um esforço organizado, podemos facilmente elevar esta média para 20 quilos ao ano. Isto equivaleria a um consumo adicional da ordem de 840 mil toneladas, muito superior às 685 mil toneladas que o Brasil exportou em 2018".
 
O exemplo que vem da Espanha
 
Um dos palestrantes convidados, Gonçalo Pimpão, diretor da Topigs Norsvin na Espanha e Portugal, apresentou detalhes de como funciona a Interporc, uma organização que integra os diferentes elos da cadeia suinícola na Espanha, desde o criador ao frigorífico e distribuidor. A Entidade é mantida com uma contribuição simbólica de cada participante, que, somada, representa a cada ano, algo próximo a 6,7 milhões de euros.
Com estes recursos, a Interporc desenvolve ações de marketing e institucionais, que abrem canais de comercialização interna e externamente, promovendo a imagem saudável, versátil e nutritiva da carne de porco espanhola, como parte integrante da cultura iberica e da dieta mediterrânea. A população espanhola consome, em média, 66 quilos de carne suína per capita, quatro vezes mais que a média brasileira.
 
Outra iniciativa lembrada pelo Presidente da Topigs Norsvin do Brasil, é coordenada pela National Pork dos Estados Unidos, que conta com recursos da ordem de 60 milhões de dólares anuais, para a promoção das qualidades da carne suína norte-americana. "No Brasil, algumas Entidades de representação, como a ABCS e Associações Estaduais, têm desenvolvido um trabalho excepcional, mas sem recursos e sem a adesão de todos os integrantes da cadeia, fica muito difícil", pondera.
 
Segundo o diretor de Negócios e Marketing da Topigs Norsvin, Adauto Canedo, o exemplo da Espanha motivou Entidades e lideranças presentes para a necessidade de avançar em busca de mecanismos semelhantes para o Brasil. "Este deverá ser o tema de novos encontros, em breve" diz Adauto.
 
Inovação conquista mercados
 
Maior evento de negócios do setor, o Brasil Pork Event é organizado a cada dois anos, pela empresa de genética suína Topigs Norsvin, e faz parte de  um programa inovador de relacionamento  da Empresa com seus parceiros e diferentes elos da cadeia produtiva, chamado "Connect".
 
Trata-se de um programa que prevê diferentes níveis de participação e benefícios, entre eles, treinamentos, assessoria no gerenciamento de reprodutores, layouts de laboratório e controle de qualidade, disponibilização de software de gerenciamento e atualização em genética, assistência técnica e até mesmo a contratação de consultorias especializadas e viagens técnicas.
 
A Academia Topigs Norsvin é um dos benefícios previstos no Connect. Através dela e mediante senha, são disponibilizados cursos, palestras e treinamentos à distância, além de eventos presenciais e in company. Seu objetivo é levar até os parceiros, informações que na maioria das vezes ficam restritas aos centros de pesquisa, universidades, congressos e conferências nacionais e internacionais. A academia também desenvolveu métricas de avaliação e emite certificações, visando especialmente a formação de mão-de-obra junto às granjas.
 
Na linha EAD, por exemplo, estão disponíveis palestras exclusivas com especialistas abordando temas como nutrição de suínos em crescimento e engorda, nutrição de fêmeas reprodutoras, antibióticos, imunologia e vacinologia, patologia dos suínos, entre outros.
Acesso à elite da genética suína mundial
 
Além de inovar no relacionamento com o mercado, a Topigs Norsvin também foi pioneira com o programa InGene, um sistema de produção em núcleo fechado, no qual após o povoamento com as bisavós, avós e matrizes F1, a granja passa a produzir sua autorreposição, recebendo apenas sêmen de machos bisavôs e avôs de alto valor genético. Neste sistema, o plantel de matrizes é integrado à base de dados Pigbase na Holanda, por meio de softwares de gerenciamento de granjas. Assim, o programa de melhoramento é conduzido dentro da própria granja sob a orientação, o acompanhamento e a supervisão dos técnicos da Topigs Norsvin.
 
O uso deste sistema reduz o custo genético e o risco sanitário, aumenta a biossegurança e o progresso genético pela maior proximidade com o topo da pirâmide genética, maximiza a adaptação das marrãs de reposição produzidas localmente e possibilita a customização de alguns critérios de seleção genética e fenotípica.
 
Esta nova postura em relação ao mercado, aliada a avanços genéticos como a TN70, considerada pelo mercado como a melhor matriz do mundo, resultou em gradativo avanço da Topigs Norsvin no cenário da genética de elite. Em 2015, a empresa detinha 17% de market share na linha fêmea. Hoje, 33% das fêmeas de elite do plantel brasileiro já levam a assinatura genética Topigs Norsvin.
 
Cenários e troca de experiências
 
Este Brasil Pork Event 2019, organizado pela Topigs Norsvin, com o apoio de empresas de ponta como Tectron Tecnologia e Inovação, Dechra, Nedap, MSD Saúde Animal, Ceva, IMV Technologies e Vaccinar, passou a limpo a realidade, os desafios e as oportunidades  que se abrem para o setor, além de discutir experiências bem sucedidas de promoção da carne suína desenvolvidas em outros países.
 
A programação incluiu as palestras técnicas "Perspectivas Econômicas do Setor", com professor Sérgio De Zen, pesquisador do Cepea, "O Agronegócio Brasileiro", com o agrônomo e ex-Ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, "Novos rumos da suinocultura", com Gonçalo Pimpão, Diretor da Topigs Norsvin para Espanha e Portugal, "Data makes pig talk", com o holandes Gerard Weijers, "O sucesso e a saúde mental" com Elaine Souza e aula-show de cortes, técnicas e dicas de preparo de carne suína, com o especialista Carlos Tossi.
 
Um dos pontos altos do evento, foi a mesa redonda "Suinocultura brasileira: realidades e oportunidades", com transmissão ao vivo, pela internet. Esta mesa redonda, coordenada pelo jornalista Tobias Ferraz (Canal Rural), contou com a participação de Marcelo Lopes (ABCS), Valdecir Folador (ACSURS), Valdomiro Ferreira (APCS), Losivanio Luiz de Lorenzi (ACCS), Thiago Bernardino (CEPEA), professor Márcio Duarte (UFV), Wienfried Leh (Grupo Leh's), Matheus Morais ( Suinobras), Roberto Coelho (Grupo Cabo Verde) e Tiago Andrade (Granja Xerez) e Tarcisio Sachetti (Granjas Sachetti).

Fonte: Assessoria de Imprensa



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR


* Fique tranquilo que ele não será exibido junto ao comentário.







Veja Também









Parceiros

DB GENÉTICA SUÍNA
34 3818 2500
PEROZIN INDÚSTRIA METALÚRGICA
(49) 3442-1466
AGROCERES PIC - GENÉTICA DE SUÍNOS
(19) 3526-8580
MAGNANI - IMPLEMENTOS PARA SUINOCULTURA
49 3452 2266
EQUITTEC
(54) 3442-5666
SICOOB CREDIAUC
49 34411300
ORDEMILK LTDA.
(49) 3537-0454
COASC
49 3442 6158
49 8835 0275
AGROCOASC
(49) 3442-6158
TOPGEN
(43)3535-1432

Newsletter

Fique por dentro das novidades.

Novidades no Whatsapp