ACCS - Associação Catarinense de Criadores de Suínos

Notícias

Cientistas mapeiam genoma do vírus da Peste Suína Africana

Uma equipe de pesquisadores do Reino Unido e da Polônia mapeou a expressão de genes em todo o genoma do vírus da PSA. Isso ajudou a estabelecer a ordem de ativação e a descoberta de novos genes

25/02/2020 às 08h33
Atualizada em 25/02/2020 - 08h51

Os pesquisadores estão conectados ao University College London (UCL), ao Instituto Pirbright e à Universidade de Varsóvia , na Polônia, e tiveram suas pesquisas publicadas no Journal of Virology.

Orgulho pode ser lido no resumo do artigo de pesquisa. Os autores escreveram: "Aqui, apresentamos o primeiro estudo de transcriptoma que é necessário para fornecer informações únicas sobre a transcrição de ASFv e serve como recurso para auxiliar futuras análises funcionais dos genes de ASFv (sigla da peste suína em inglês), essenciais para combater esta doença devastadora".

30 novos genes descobertos

De acordo com um comunicado de imprensa no site da UCL , a pesquisa poderia fornecer informações vitais para aqueles que desenvolvem vacinas e medicamentos antivirais para prevenir a doença mortal do porco causada pelo vírus. O professor chefe Finn Werner explicou: “Nossos dados mostram que o ASFv possui um método complexo e semelhante a mamífero para controlar a expressão gênica, que usa promotores específicos para permitir que a RNA polimerase diferencie entre quais genes ele deve expressar durante a infecção viral. Nosso estudo também descobriu mais de 30 novos genes que antes eram desconhecidos. ”

Em seu estudo, os pesquisadores usaram o sequenciamento da próxima geração para analisar genes expressos pelo ASFv. A partir disso, eles criaram um roteiro genético completo, que revela a ordem em que diferentes conjuntos de genes de ASFv são ativados ao longo de seu ciclo de infecção.

O ASFv pode mudar o padrão dos genes ativados

Os genes, incluindo os do ASFv, são ativados através de um processo chamado 'transcrição', descreveu a reportagem no site da UCL. Esse processo é realizado por uma máquina molecular chamada RNA polimerase, que serve como 'gatekeeper', garantindo que as informações codificadas no DNA sejam expressas no momento correto durante a infecção. A RNA polimerase encontra genes baseados em sequências específicas de DNA, ou 'promotores', localizados antes de um gene.

A equipe de pesquisa demonstrou que os genes expressos durante a infecção precoce têm promotores diferentes daqueles expressos posteriormente, permitindo que o vírus mude o padrão de genes ativados de acordo com o estágio da infecção. Os genes usados ​​para replicação do DNA e evasão do sistema imunológico são ativados no início do ciclo de infecção, enquanto os envolvidos na criação de proteínas para as novas partículas virais são ativados posteriormente.

O ASFv possui um genoma de DNA muito grande

A Dra. Linda Dixon é chefe do Grupo ASFv da Pirbright e foi coautora do artigo científico. Em uma notícia no site da Pirbright , ela comentou: “O ASFv possui um genoma de DNA muito grande. Para comparação, o vírus influenza expressa 8 genes, enquanto o ASFv expressa entre 150 e 190, o que até agora dificultou a identificação e a determinação de cada gene pelos cientistas. Nosso estudo ajuda a desvendar quais genes são importantes durante os diferentes estágios da infecção para entender melhor suas funções. ”

De acordo com o artigo, avançando o conhecimento da biologia fundamental do ASFv, o estudo fornece informações vitais que ajudarão a progredir na pesquisa de métodos de controle de doenças.

Fonte: Pig Progress

01 COMENTÁRIO - Deixe também o seu Comentário

* Fique tranquilo que ele não será exibido junto ao comentário.

Tania Maria de Paula Lyra comentou em 25/02/2020 as 13:36:49