ACCS - Associação Catarinense de Criadores de Suínos

Notícias


Políticos taiwaneses trocaram socos em disputa acirrada sobre as importações de carne suína dos EUA

O presidente Tsai Ing-wen anunciou em agosto que, a partir de 1º de janeiro, o governo permitiria as importações de carne suína dos EUA contendo ractopamina

30/11/2020 às 09h43


Legisladores do principal partido de oposição de Taiwan jogaram tripas de porco e trocaram socos com outros legisladores no parlamento na sexta-feira, enquanto tentavam impedir o primeiro-ministro de responder a perguntas, em uma disputa acirrada sobre o alívio das importações de carne suína dos EUA.
 
O presidente Tsai Ing-wen anunciou em agosto que, a partir de 1º de janeiro, o governo permitiria as importações de carne suína dos EUA contendo ractopamina, bem como carne bovina dos EUA com mais de 30 meses.
 
Ractopamina é um aditivo que aumenta a magreza. A droga é proibida na maioria dos países, incluindo a UE, China continental e Rússia. É legal em cerca de 27 países, incluindo Japão, Coreia do Sul e Nova Zelândia. Nos Estados Unidos, é usado na alimentação de perus, gado e entre 60% e 80% dos suínos do país.
 
A venda de carne suína de porcos que receberam ractopamina foi proibida em Taiwan desde 2006, mas a partir de 2012 o país permitiu o uso da droga na alimentação do gado.
 
Embora bem-vindo em Washington, e removendo um obstáculo para um acordo de livre comércio dos EUA há muito procurado para Taiwan, o KMT se opôs fortemente à decisão de permitir as importações dos EUA. Eles fizeram isso explorando a preocupação do público com a segurança alimentar, após vários escândalos de alto perfil nos últimos anos.
 
Desde que a última sessão do parlamento começou em meados de setembro, o principal partido da oposição, Kuomintang (KMT), protestou contra a decisão, impedindo o primeiro-ministro Su Tseng-chang de falar, ocupando o pódio.
 
Farto da paralisia, o Partido Democrático Progressivo (DPP) decidiu que iria garantir que Su pudesse falar na sexta-feira. Eles formaram uma barreira protetora ao redor dele enquanto ele entrava, enquanto os legisladores do KMT sopravam apitos, seguravam faixas e soavam buzinas.
 
Quando Su começou a falar, os legisladores do KMT jogaram baldes de tripas de porco em seu caminho, e alguns trocaram golpes, durante um breve encontro entre os legisladores do KMT e Chen Po-wei, um membro do pequeno Partido de Construção do Estado de Taiwan.
 
Su logo se retirou, mas depois voltou para tentar tirar dúvidas. Suas palavras foram abafadas pelos políticos do KMT.
 
O DPP condenou os protestos, dizendo em um comunicado que atirar tripas de porco era um desperdício de comida que "fedia" o chão do parlamento e era "nojento", pedindo um retorno ao debate racional.
 
O KMT diz que a decisão da carne suína foi precipitada e é uma ameaça à saúde. O DPP nega isso.
 
"Para proteger a saúde das pessoas e proteger os resultados financeiros da segurança alimentar, o partido da oposição não pode deixar de resistir", disse o KMT sobre o protesto de sexta-feira.
 
Taiwan é uma democracia turbulenta e combates não são incomuns no parlamento.
 
A oposição não se limitou apenas aos políticos taiwaneses. No sábado, milhares de pessoas se reuniram na capital taiwanesa de Taipei para protestar contra a decisão como parte de uma marcha trabalhista anual.

Fonte: Reuters



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR


* Fique tranquilo que ele não será exibido junto ao comentário.







Veja Também









Parceiros

COASC
49 3442 6158
49 8835 0275
Núttria Nutrição Animal
(17) 3520-0800
G&S AGRO INFORMÁTICA
49 3566-4381
AGROCERES PIC - GENÉTICA DE SUÍNOS
(19) 3526-8580
AGROCOASC
(49) 3442-6158
TOPGEN
(43) 3535-1432
SICOOB CREDIAUC
49 34411300
DB GENÉTICA SUÍNA
(34) 3818-2500
EQUITTEC
(54) 3442-5666
Sky Sollaris
(49) 3442-0072
(49) 99912-8000

Newsletter

Fique por dentro das novidades.

Novidades no Whatsapp