ACCS - Associação Catarinense de Criadores de Suínos

Notícias


Crédito para a suinocultura de SC

Agricultura inicia tratativas com municípios para operacionalizar linha de crédito especial para suinocultores

09/05/2022 às 08h32


Os suinocultores catarinenses contarão com o apoio do Governo do Estado para minimizar os prejuízos causados pela alta nos custos de produção. A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural acaba de criar uma linha de crédito emergencial com R$ 10 milhões em recursos para subvencionar os juros de financiamentos dos produtores não integrados. O secretário Ricardo Miotto reuniu na última quarta-feira, 4, mais de 100 secretários municipais da Agricultura e técnicos da Epagri para tratar da operacionalização do Projeto Especial de Subvenção de Juros em apoio à Suinocultura Catarinense e dar celeridade ao repasse de recursos aos produtores.
 
“Tivemos um momento importante para definir a estratégia de operação do Projeto Especial de Subvenção de Juros em apoio à Suinocultura Catarinense em cada região. Esse é um trabalho bastante rápido que o Governo do Estado vem executando, com o apoio da Assembleia Legislativa, para que possamos dar uma resposta a essa crise que afeta a suinocultura independente há bastante tempo”, ressalta Ricardo Miotto.
 
Com o Projeto de Subvenção Emergencial para Suinocultura, os produtores poderão contratar financiamentos de até R$ 400 mil junto ao agente bancário para custeio pecuário e o Governo do Estado pagará os juros num limite de 5% ao ano. A medida é válida para produtores não integrados e enquadráveis no Pronaf ou no Pronamp.
 
O diretor de Cooperativismo e Desenvolvimento Rural da Secretaria da Agricultura, Leo Kroth, explica que o Projeto será executado em parceria com a Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), prefeituras e Epagri, por isso a importância das reuniões de alinhamento. “Vamos definir claramente as regras de quem poderá se beneficiar dessa ação. Como os produtores estão em 120 municípios catarinenses, nós precisamos saber da realidade de cada local para nos planejarmos. As reuniões regionais servem para detalhar e especificar o projeto para que, então, os produtores possam se inscrever e receber o benefício”.
 
Como funcionará
 
Para participar do Projeto, os suinocultores deverão se inscrever na Secretaria Municipal de Agricultura. A priorização dos beneficiários será realizada com base na lista de inscrição e definida em conjunto pela Secretaria Municipal de Agricultura, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Epagri.
 
A formalização de participação no Projeto deverá ser realizada nos Escritórios Municipais da Epagri, que efetuará o Pré-enquadramento do produtor, no qual deverá constar o valor pretendido de financiamento.
 
É importante lembrar que cada propriedade rural terá direito à subvenção de juros para um projeto, independentemente do número de unidades de produção instaladas.
 
Suinocultura em Santa Catarina
 
Santa Catarina é o maior produtor e exportador de carne suína do Brasil, com acesso aos mercados mais competitivos do mundo. O estado conta com oito mil suinocultores, sendo que 15% trabalham de forma independente, ou seja, não participam do sistema de integração com as agroindústrias.

Fonte: Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR


* Fique tranquilo que ele não será exibido junto ao comentário.







Veja Também









Parceiros

TOPGEN
(43) 3535-1432
COASC
49 3442 6158
49 8835 0275
AGROCERES PIC - GENÉTICA DE SUÍNOS
(19) 3526-8580
AGROCOASC
(49) 3442-6158
SICOOB CREDIAUC
49 34411300
EQUITTEC
(54) 3442-5666
DB GENÉTICA SUÍNA
(34) 3818-2500
G&S AGRO INFORMÁTICA
49 3566-4381
MAGNANI - IMPLEMENTOS PARA SUINOCULTURA
49 3452 2266
Sky Sollaris
(49) 3442-0072
(49) 99912-8000

Newsletter

Fique por dentro das novidades.

Novidades no Whatsapp