ACCS - Associação Catarinense de Criadores de Suínos

Notícias


PSA Itália: Mais javalis infectados perto de Roma

A superpopulação de javalis não é uma característica incomum para Roma

13/05/2022 às 10h00


A descoberta de um javali infectado com Peste Suína Africana (PSA) perto de Roma, Itália, não foi um incidente. Esta semana, outras duas carcaças de javali foram confirmadas positivas para PSA, o que alimenta a ideia de que o fim ainda não está próximo. Enquanto isso, as autoridades pedem um abate de javalis.
 
De acordo com dados recentes do instituto veterinário italiano IZSUM , 3 carcaças foram confirmadas positivas perto de Roma. Todos eles foram encontrados na Reserva Natural dell'Insugherata, uma área natural de cerca de 800 hectares a nordeste da capital italiana. A área é conhecida por estar cheia de javalis, embora o tamanho exato da população não seja conhecido. A agência de imprensa Reuters fala em “milhares”.
 
Enfrentar a situação da PSA em Roma
 
A cidade de Roma, em cooperação com a região do Lazio, instalou, portanto, um comitê especial para enfrentar a situação, presidido por Angelo Ferrari. Ele descreveu a situação como “grave” em entrevista ao jornal italiano La Repubblica. Ele disse que uma fazenda de cerca de 650 porcos está situada perto da reserva. Os suínos serão abatidos ou abatidos dependendo de exames de sangue para evitar riscos.
 
Ele também disse que há a hipótese de que algum javali infectado possa ter ido para o norte, para o outro lado do anel viário de Roma. Espera-se mais clareza sobre isso nas próximas 2 semanas.
 
Medidas na reserva
 
Enquanto isso, a reserva nacional foi proclamada como “área infectada”, o que significa que nenhum piquenique é permitido no parque, bem como em zonas próximas. Isso quase chega até a Cidade do Vaticano. Também é obrigatório desinfetar os sapatos e as lixeiras devem ser vedadas.
 
Superpopulação de javalis
 
A superpopulação de javalis não é uma característica incomum para Roma; uma imagem familiar da situação na Polónia e na Alemanha. Os animais são frequentemente vistos vasculhando as estradas de Roma ou atravessando ruas inesperadamente, causando também acidentes.
 
Reduzir a população de javalis?
 
A situação leva a um debate sobre como resolver a situação. O jornal italiano La Stampa citou Andrea Costa. Ele é o subsecretário de saúde que foi encarregado de lidar com a situação da PSA. Na sua opinião, a solução é reduzir a população de javalis, e anunciou que vai proceder à construção de vedações para conter o vírus.
 
Essa intenção também foi compartilhada por Andrea Napoletano, que disse à emissora de TV italiana RAI que há planos para reduzir “seletivamente” a população de javalis em Roma. Angelo Ferrari também apoiou essa ideia.
 
O desperdício é a verdadeira causa do problema?
 
Representantes da Organização Internacional de Proteção Animal (OIPA), no entanto, apontaram uma solução diferente. Eles foram citados no jornal italiano La Stampa, dizendo: “Os cidadãos de Roma não querem que o problema das incursões de algum javali no centro habitado causado pela emergência do lixo, e só por isso, seja resolvido com sangue. Agora, outro pretexto para invocar o sangue é algum pequeno caso de peste suína, não transmissível ao homem”.
 
Situação na Ligúria e no Piemonte
 
Entretanto, os surtos no cluster do Norte de Itália continuam a evoluir lentamente, ainda com uma média de 1 carcaça positiva/dia. Com base em dados da Organização Mundial de Saúde Animal e do IZSUM, foram encontrados 118 javalis mortos até agora, dos quais 69 estavam no Piemonte, 46 na Ligúria – os outros 3 são do Lácio.



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR


* Fique tranquilo que ele não será exibido junto ao comentário.







Veja Também









Parceiros

TOPGEN
(43)3535-1432
AGROCOASC
(49) 3442-6158
G&S AGRO INFORMÁTICA
49 3566-4381
Sky Sollaris
(49) 3442-0072
(49) 99912-8000
AGROCERES PIC - GENÉTICA DE SUÍNOS
(19) 3526-8580
EQUITTEC
(54) 3442-5666
SICOOB CREDIAUC
49 34411300
MAGNANI - IMPLEMENTOS PARA SUINOCULTURA
49 3452 2266
DB GENÉTICA SUÍNA
(34) 3818-2500
COASC
49 3442 6158
49 8835 0275

Newsletter

Fique por dentro das novidades.

Novidades no Whatsapp