ACCS - Associação Catarinense de Criadores de Suínos

Notícias


Peste Suína Clássica: 4ª etapa da campanha de vacinação em Alagoas acontece até 15 de julho

Previsão é imunizar mais de 116 mil animais. A vacinação é gratuita e foi adquirida pelo Mapa

25/05/2023 às 10h35


A quarta etapa de vacinação contra a Peste Suína Clássica (PSC) em todo o estado de Alagoas começou no dia 15 de maio e durará até 15 de julho. A vacinação é gratuita e foi adquirida pelo Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa). Nesta etapa, mais de 116 mil animais devem ser vacinados contra a doença.

A campanha de vacinação em Alagoas faz parte do Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica do Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária, e visa promover o fortalecimento do Serviço Veterinário Oficial (SVO) e do sistema de vigilância para as doenças dos suínos.

Os recursos para execução da vacinação são provenientes de parceria público-privada entre o Mapa, a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), com o apoio do Governo de Alagoas por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária.

Atualmente, Alagoas conta com 5.395 criadores de suínos, com a atividade tendo maior relevância em 19 municípios do estado. O processo de vacinação será realizado por mais de 60 vacinadores de uma empresa contratada por meio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), com recursos da iniciativa privada.

“Para que possamos ter mais uma etapa de sucesso na vacinação contra a PSC é preciso que o criador, mais uma vez, faça a parte dele neste processo, recebendo o vacinador na propriedade”, afirmou o presidente da Adel, Otávio Tavares.

A PSC é uma doença que causa grandes impactos econômicos e sociais devido às perdas diretas, principalmente por mortalidade de suínos e perdas de produção, além de perdas indiretas, por custos de controle, tratamentos e, principalmente, por restrições impostas por países importadores.

Abertura oficial

Nesta quinta-feira (18) foi realizada a abertura oficial da quarta etapa de vacinação contra a Peste Suína Clássica em Alagoas. O evento ocorreu no auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares, com a presença do secretário-adjunto de Defesa Agropecuária do Mapa, Márcio Rezende, da secretária de Agricultura e Pecuária, Carla Dantas, e do presidente da Adeal, Otávio Tavares.

“A vacinação contra a PSC em Alagoas é mais um passo importante para o avanço nas ações de erradicação da Peste Suína Clássica nas zonas não livres, para que então todo o país possa vir ser reconhecido como livre da doença”, diz Rezende. 

Atualmente o Brasil é dividido em duas zonas: a zona não livre da doença, que além de Alagoas, conta com outros dez estados brasileiros: Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Roraima.

E a zona livre, que incorpora 15 estados brasileiros e o Distrito Federal (RS, SC, PR, MG, SP, MS, MT, GO, DF, RJ, ES, BA, SE, TO, RO e AC) e não registra ocorrência da doença de PSC desde janeiro de 1998. A zona livre concentra mais de 95% de toda a indústria suinícola brasileira e é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), onde a vacinação é proibida.

Os limites entre as zonas livre e não livre de PSC são protegidos por barreiras naturais e postos de fiscalização, onde procedimentos de vigilância e mitigação de risco para evitar a introdução da doença são adotados continuamente.

Fonte: Mapa



SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR


* Fique tranquilo que ele não será exibido junto ao comentário.







Veja Também









Parceiros

TOPGEN
(43) 3535-1432
DB GENÉTICA SUÍNA
(34) 3818-2500
AGROCERES PIC - GENÉTICA DE SUÍNOS
(19) 3526-8580
G&S AGRO INFORMÁTICA
49 3566-4381
MAGNANI - IMPLEMENTOS PARA SUINOCULTURA
49 3452 2266
Sky Sollaris
(49) 3442-0072
(49) 99912-8000
EQUITTEC
(54) 3442-5666
AGROCOASC
(49) 3442-6158
COASC
49 3442 6158
49 8835 0275
SICOOB CREDIAUC
49 34411300

Newsletter

Fique por dentro das novidades.

Novidades no Whatsapp