O trabalho da Insui
Em entrevista à equipe de jornalismo da ACCS Celso Bueno destaca o pioneirismo da Insui na fabricação de bisnagas, pipetas e cateteres para inseminação artificial em suínos nas Américas. A empresa nasceu em Canoas-RS no ano de 2009 e hoje se consolida como a única marca brasileira que produz insumos para o setor.

Além da nossa marca todos os produtos de inseminação artificial fornecidos no Brasil são importados. A gente inovou para que o setor não ficasse dependente apenas dos produtos europeus ou asiáticos e hoje atendemos cerca de 40% do mercado brasileiro de pipetas e cateteres, afirma Bueno.
Durante o período da pandemia, em 2020, Bueno lembra que a Insui cresceu exatamente por entender a dinâmica do país em um dos momentos mais difíceis para a humanidade.
No mês de novembro a Insui comemora 15 anos no mercado. A unidade fabril localizada em Canoas produz cerca de 400 mil cateteres por mês, mas esse número pode triplicar com a ampliação dos turnos de trabalho.
A parceria com as entidades
A ACCS e a Acsurs utilizam os produtos da Insui em suas centrais de sêmen, fator que na visão de Bueno é traz um respaldo a mais para uma marca brasileira. É uma referência. São entidades que estão há muitos anos no mercado. Sempre quando vamos lançar ou desenvolver algum produto sempre buscamos ouvir essas entidades.
O associativismo no RS
Assim como a ACCS faz em Santa Catarina, a Acsurs desenvolve um papel muito importante no Rio Grande do Sul que é trabalhar em defesa dos suinocultores e do setor produtivo. Esse trabalho no Rio Grande do Sul é liderado pelo presidente Valdecir Luis Folador e por toda sua diretoria.

Conforme relata Fernando Gimenez, que há 12 anos é o diretor executivo da entidade, além do trabalho político e da central de sêmen, a Acsurs realiza e participa de importantes eventos como o Dia Estadual do Porco e a Expointer.
Agende-se
O 47º Dia Estadual do Porco ocorre no próximo dia 11, no município de Tupandi-RS. O evento conta com palestras e degustação da carne suína em um delicioso almoço. Em 2023 cerca de mil pessoas são aguardadas para o momento de conhecimento e descontração.
Entre os dias 26 de agosto a 3 de setembro todo o time da Acsurs estará na Expointer 2023 um dos mais importantes eventos do agro nacional.
Além do escritório, Gimenez conta que a Acsurs tem um restaurante dentro da feira, que maximiza a divulgação da carne suína para os visitantes.