Treinamentos
Produtores de Arroio Trinta participam de curso de Inseminação Artificial Pós Cervical
01/08/2014
De acordo com o técnico e extensionista da Agro-Comercial e Transportes Sprícigo Ltda, Cleber Domingos, o curso proporcionou um momento único para os produtores. "Esta parceria permitiu um momento de conhecimento para todos os produtores participantes. Além da aula prática, realizada na Câmara de Vereadores de Arroio Trinta, os produtores tiveram a oportunidade de acompanhar e entender como é o processo de Inseminação Artificial Pós Cervical, que foi realizado em uma granja da Cooper Salto".
Segundo Cleber, esta é a segunda vez que é realizado este curso no município. "Muitos produtores participaram desta edição pela primeira vez. O resultado do encontro foi muito positivo, fator que está motivando a realização de um novo encontro no município, devido ao grande número de suinocultores que atuam na região".
O instrutor credenciado junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e também pesquisador que atuou junto a Embrapa Suínos e Aves, Paulo Silveira, relata que o procedimento é uma inovação na técnica de inseminar suínos. "Este método surgiu para gerar uma série de economias, inclusive no volume e na concentração da dose de sêmem, pois garante mais qualidade no ato de inseminar uma fêmea", aponta.
Ainda segundo o Instrutor, o método oferece mais segurança, pois potencializa o uso de machos superiores para um número maiores de fêmeas. "O objetivo é implantar a nova tecnologia, mostrar os ganhos e os benefícios para o produtor em sua propriedade. A disseminação da técnica objetiva maior produtividade nas granjas. A ideia é que os produtores entendam como funciona o método na prática para que o processo possa ser difundido de forma eficaz", descreve.