Treinamentos
Programa 5S: capacitação eleva padrão de qualidade no campo
30/09/2014
A programação do evento foi realizada na Câmara de Vereadores de Lindóia do Sul e contou com dois momentos: a capacitação teórica, em sala de aula, e prática, com demonstração em uma granja. De acordo com o instrutor do Senar, Vanderlei Zanini, o evento tem como o principal objetivo disseminar o conhecimento aos produtores, para que eles possam ser os precurssores da gestão eficiente no campo. "Nós acreditamos que através desta capacitação, os produtores possam aplicar os conhecimentos adquiridos em suas propriedades, tendo em vista a necessidade e modernizar as técnicas de manejo devido as exigências dos mercados consumidores, cada vez mais focados na qualidade da produção como um todo", aponta.
Para o técnico da BRF/ Brasil Foods, Gustavo Luiz Rigon, que atua há 18 anos no setor, o curso proporciona uma nova visão de gestão nas granjas. "Muitos produtores trabalham a vida toda no campo. O sistema de manejo das propriedades é hoje a principal preocupação das agorindústrias, e também o principal desafio para os produtores que, muitas vezes, tem que se adaptar a novos métodos de produção para gerar mais renda, diminuir custos e otimizar o trabalho no campo. O treinamento vem a atender esta necessidade", destaca.
Para o médico veterinário e extensionista da BRF/ Brasil Foods, Francisco Elias Vendrúsculo, os produtores saem do curso com uma visão diferenciada. "O curso é uma ferramenta que vai auxiliar o produtor a manter a organização, bem como, a manutenção da sua propriedade. Hoje é importante ter em dia os documentos, equipamentos e toda a propriedade, nós sentimos esta necessidade pois diariamente temos auditorias por parte de frigoríficos, compradores externos e até mesmo de outros países, que vem até aqui conferir o nosso sistema de produção para exportação. Então eles valorizam esta situação, o que é muito importante como um todo", revela.
Segundo ele, hoje o homem do campo é um empresário rural. "Ele faz as contas, compra insumos, investe na propriedade e também dedica muitas horas do dia em sua atividade. É pensando em oferecer mais qualidade de vida aos produtores que o curso visa proporcionar algumas técnicas básicas, mas essenciais para tornar o dia a dia no campo, mais saudável, eficiente e com gestão de qualidade, principal requisito ara manter a atividade no campo", revela.
Para o produtor Valdir Pedroso, que atua há 20 anos na suinocultura, o método de manejo nas granjas mudou bastante, comparado ao início da atividade. "Eu já tinha uma noção do sistema, pois trabalhei por um período nas granjas da Sadia. Hoje, como suinocultor, vejo que houve muitas mudanças, em especial no cuidado para evitar o desperdício, muito comum quando se trabalha com ração e grãos. Com certeza o curso vem a proporcionar um conhecimento mais profundo para auxiliar os produtores na organização de suas propriedades", aponta.
ACCS - Reportagem/Jornalista: Rosilene Fochesatto (News Comunicação Organizacional)